Justiça determina retomada do auxílio-moradia para famílias em situação de vulnerabilidade em São Luís
Publicada em 14/05/2025
Justiça determina retomada do auxílio-moradia para famílias em situação de vulnerabilidade em São Luís (Foto: Reprodução)
A decisão prevê que o apoio financeiro seja mantido por mais 12 meses ou até que uma solução definitiva, como a entrega de moradias populares, seja apresentada. Justiça manda Prefeitura de São Luís pagar aluguel para 62 famílias
Divulgação
A Justiça determinou que a Prefeitura de São Luís volte a pagar o auxílio-moradia a 62 famílias que tiveram o benefício suspenso. A decisão prevê que o apoio financeiro seja mantido por mais 12 meses ou até que uma solução definitiva, como a entrega de moradias populares, seja apresentada. Além disso, o município tem 30 dias para informar a data exata em que essas famílias serão incluídas no programa habitacional Residencial Mato Grosso ou em outro projeto semelhante.
? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A decisão é do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em resposta a uma ação movida pela Defensoria Pública do Estado. O órgão relatou que as famílias viviam sob a ponte do São Francisco e passaram a receber o auxílio a partir de outubro de 2021. Inicialmente concedido por um ano, o benefício foi prorrogado por mais seis meses, encerrando-se em maio de 2023.
Segundo a Defensoria, a Prefeitura havia prometido incluir essas pessoas no Residencial Mato Grosso, mas até agora não definiu uma data para entrega dos imóveis. Famílias tiveram o cadastro aprovado, mas foram informadas de que só saberiam o endereço do imóvel entre 60 e 90 dias após a suspensão do auxílio.
Justiça manda Prefeitura de São Luís pagar aluguel para 62 famílias
A Prefeitura alegou que o auxílio-moradia é um benefício temporário, previsto em lei com prazo definido, e que vem atuando para garantir moradia digna à população. No entanto, segundo o juiz, as ações adotadas até o momento foram insuficientes para assegurar os direitos básicos das famílias afetadas, como moradia adequada, segurança e dignidade.
Durante a decisão, o magistrado destacou a responsabilidade do poder público em garantir políticas habitacionais eficazes, citando normas da Constituição Estadual, da Lei Federal nº 12.608/2012 e da Lei Orgânica de São Luís, que reforçam o dever de proteger a população em áreas de risco e oferecer alternativas seguras e dignas de moradia.
Fonte da notícia: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/05/14/justica-determina-retomada-do-auxilio-moradia-para-familias-em-situacao-de-vulnerabilidade-em-sao-luis.ghtml
Nenhuma programação cadastrada para esse horário
Locutores
SIVALDO SILVA
Frank Santos
RAIMUNDO NONATO
CJC BRITO
Martinete Cecilia
J.Neto
R.OLIVEIRA
Pr. Renato
Pedro Ambrósio
Tiago Ferreira
Redes Sociais
WhatsApp(99) 981153038
Enquete
Publicidade Lateral
Top Música
1
Cristina MelEu vejo a mão do Mestre
2
ARRASTÃO EKI DONALDTEMA DO PROGRAMA FESTIVAL DO REGGAE
3
Simone e silmaraViolão e nosso cachorro
Estatísticas
Visitas: 206366
Usuários Online: 1
Parceiros
Copyright (c) 2025 - Rádio FM Maranhão do Sul 106,3 MHz - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD